quinta-feira, 5 de julho de 2012

Paranapiacaba recebe exposição ‘Patrimônio da Metrópole Paulistana'


Mostra, na Antiga Padaria, conta a trajetória histórica dos imóveis tombados como patrimônio na Região Metropolitana de SP

 

O público que visitar a Vila de Paranapiacaba a partir desta semana terá mais uma atração para apreciar. Trata-se da exposição “Patrimônio da Metrópole Paulistana”, que reúne painéis com imagens e textos sobre os bens culturais da Região Metropolitana de São Paulo tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). A mostra fica em cartaz até 5 de agosto no prédio da Antiga Padaria (Avenida Schnoor, s/nº, na Parte Baixa).

A exposição, baseada no livro homônimo da cientista social Margarida Cintra Gordinho, com fotografias da equipe coordenada por Iatã Cannabrava, é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), em parceria com o Museu da Casa Brasileira e a Prefeitura de Santo André. Segundo os organizadores, a exposição conta a trajetória histórica dos imóveis tombados, divididos por períodos, como Expansão Bandeirista, Do Campo para a Cidade e Afirmação da Metrópole. Com imagens de residências, instituições de ensino, igrejas, parques, jardins, monumentos e acervos de arte, da pequena povoação em torno do Colégio e da Companhia Jesuítica aos bairros planejados do século 20, passando pela arquitetura bandeirista e as construções religiosas, típicas do período colonial, o público poderá conhecer, explorar e desfrutar do legado que várias gerações de brasileiros e estrangeiros deixaram na metrópole paulista.

As visitas podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A entrada é franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11 4439-1318.

Nenhum comentário:

Postar um comentário